domingo, 20 de novembro de 2011

História da Educação de 1900-1919

Nos primeiros anos do Século XX, os Estados que tinham o maio peso político eram São Paulo e Minas Gerais. Isso porque eles possuíam as maiores plantações de café do País. Em alusão ao café paulista e ao leite produzido em Minas, destacou-se política do café-com-leite, a alternância desses dois Estados na Presidência da República nesse período.
Alguns presidentes durante a República do Café-com-leite foram:
·           Campos Sales – paulista - (1894-1902).
·           Rodrigues Alves – paulista – (1902-1906).
·           Afonso Pena – mineiro – (1906-1909).
·           Nilo Peçanha – fluminense – ( 1909-1910).
·           Hermes da Fonseca – gaúcho – (1914-1914).
·           Venceslau Brás – mineiro – (1914-1918).
·           Delfim Moreira – mineiro – (1918-1918).
O Instituto Soroterápico Federal, foi criado com o objetivo de produzir o soro para o combate à peste bubônica que ameaçava a Capital Federal.
Com o passar do tempo, o Instituto afirmou-se no campo da medicina experimental dedicando-se á pesquisa, além da produção de soros e vacinas em grande escala e do ensino. Suas atividades pedagógicas visavam a formação dos quadros necessários à própria instituição e a difusão das ciências biomédicas  no país.
O Instituto mais tarde passa a se denominar Instituto de Patologia Experimental.
A ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz), durante grande parte de sua história inicial, o foco principal de atuação era a agricultura e a pecuária, desenvolvidas dentro de seu tradicional Curso de Graduação em Engenharia Agronomia e nas atividades de pesquisa em áreas correlatas a agronomia. Ao longo das últimas décadas, o campo de atuação da ESALQ foi significativamente ampliado, através da criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, propiciando também o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão universitária dentro da sua área de atuação.
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é uma instituição brasileira de ensino superior, sem fins lucrativos, cujo campo de estudo é gestão de negócios. Fundada em 02 de junho de 1902, a FECAP detém a mais antiga certificação de Universidade Pública do Brasil, desde 1915. A Instituição foi a primeira a abrir Cursos de Economia e Contabilidade no país.
O Campeonato Paulista de Futebol é a competição estadual desse esporte em São Paulo. É realizado ininterruptamente desde 1902.
Revolta da Vacina – milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a política, o motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória. Com uma população de mais de 800 mil habitantes, a cidade era constantemente vítima por surtos de febre amarela, varíola, peste bubônica, malária, tifo e tuberculose. Na tentativa de por fim ao quadro epidemiológico, o presidente Rodrigues Alves convocou o médico sanitarista Oswaldo Cruz, de imediato elaborou um plano de saneamento e higienização da cidade.
A Avenida Rio Branco, antiga Avenida Central, é o principal logradouro que cruza o centro da cidade do Rio de Janeiro.
Maria Montessori abre no bairro de São Lourenço na Itália a sua primeira casa de Bambini que é uma escola que oferece qualidade de educação em um ambiente bonito e enriquecedor para idades de 2 a jardim de infância com o objetivo de desenvolver cada criança a seu mais alto potencial, em seu próprio ritmo individual.
O Palácio Guanabara começou a ser construído em 1853. Em 1865 o Governo Imperial adquiriu o palacete, de estilo Neoclássico, para ser residência da Princesa Isabel e do Conde D’eu, recém-casados.
A assinatura do Convênio Taubaté em 1909, ficava estipulado que caso houvesse quebra nos preços do café, o governo arcaria com os prejuízos. Os resultados dessa política foi o crescente endividamento do Estado e a formação de enormes estoques do produto.
O Teatro Municipal do Rio de Janeiro construído em princípios do Século XX, é um dos mais belo e importante teatro do Brasil.
A Revolta da Chibata, foi um levante de cunho social, realizado em subdivisões da marinha. O objetivo era por fim as punições físicas a que eram destinadas os marinheiros, como chicotadas e o uso de Santa Luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento. Os marinheiros requeriam também uma alimentação mais saudável e que fosse colocada em prática a lei de reajuste de seus honorários.
A Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina.
Surge a Lei Orgânica Rivadária Correia, estabelecendo o ensino livre e retirando do Estado o poder de interferência no setor educacional. Proporcionava total liberdade aos estabelecimentos escolares, tornando a presença facultativa e desoficializando o ensino. Prega ainda abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transfere os exames de admissão ao Ensino Superior para faculdades. Os resultados dessa reforma foram desastrosos par a educação brasileira.
A Guerra de Contestado, ocorreu em 1912 em uma região reivindicada pro Santa Catarina e pelo Paraná. Os camponeses revoltaram-se, pois foram expulsos das terras onde viviam como posseiros, consequência da construção da Estrada de Ferro Brasilian Railway e da implantação de serrarias da Southem Lumber (ambas norte-americanas). Praticavam a agricultura de subsistência e, diante dessa situação não tinham meios de sobreviver.
O Bondinho do Pão de Açúcar inaugurado em 1912, sendo uma das atrações turísticas da Cidade do Rio de Janeiro, mantém a média atual de 2500 visitas por dia.
Em 1914 as rivalidades entre as potências europeias haviam levado à formação de dois blocos antagônicos: a Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro) e Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia). Os países procuravam garantir a paz, por meio de seu fortalecimento militar, segundo um princípio então muito difundido: “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”. Como vários problemas já atingiam essas nações; como a insatisfação da Itália e Alemanha que ficaram com territórios pequenos e desvalorizados na partilha da África e da Ásia, a concorrência econômica entre as principais potências europeias e o nacionalismo (pangermânico e pan-eslavismo) e rivalidades essas foram as causas da Primeira Guerra Mundial.
Em 1915 concluiu-se que a Lei Rivadária Correia, não poderia continuar. A Lei do Ministro Carlos Maximiliano reoficializa o ensino no Brasil mantendo o fim dos privilégios dos diplomas do Colégio Pedro II e a Instituição de Exames de Admissão, agora chamados exames vestibulares. Os candidatos ao ensino superior precisavam apresentar certificado de aprovação no ginasial. Os vestibulares deveriam ser rigorosos e haveria um limite para equiparação por estado.
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de revoltas políticas na Rússia, que após a eliminação da autocracia russa, teve uma série de guerras e conflitos antes mesmo de começar a revolução. O Governo Provisório propôs uma alienação entre os Partidos Menchivique e Bolchevique e (Tatak), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido Bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, o primeiro país do mundo, que durou até 1991.
Fundado em 1917, propriedade de Francisco e Adelina Perlingeiro, o Colégio Ítalo Brasileiro, hoje Colégio de Pádua com apenas 6 alunos, Amicar rodrigues Perlingeiro, Hermete Rodrigues da Silva, José Navega Cretton, Nicollau Bucker Lovise, Romeu Rodrigues Silva e Túlio rodrigues Perlingeiro.



BIBLIOGRAFIA


Acesso em 08/10/2011.


Acesso em 08/10/2011

Acesso em 08/10/2011

Acesso em 12/10/2011

http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br
Acesso em 12/10/2011

Acesso em 12/10/2011

SCHENEEBERGER, Alberto Carlos. Coleção Mega Pesquisa. São Paulo: Rideel, 2003.